Medicina Dentária:

A Clínica Sempri dispõe dos melhores tratamentos com as mais recentes tecnologias e uma equipa experiente.

A Medicina dentária (Odontologia) é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático – compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos.

Principais Tratamentos

Encontra na Sempri todos os tratamentos da medicina dentária, podem-se salientar:

Implantologia

Os implantes dentários são a opção mais aconselhada para a reabilitação de dentes perdidos.

São uma raiz artificial fabricada numa liga de titânio, que será colocada no osso da maxila ou mandíbula e que irão suportar coroas de cerâmica, pontes ou próteses.

 

A colocação de implantes dentários deve obedecer uma metodologia que compreende quatro fases. A saber: 

1. Planificação
É feito um estudo do caso, Através de observação  do  paciente,  Exame  clinico, utilização de fotos e finalmente com meios de diagnósticos , como RX e TAC.

2. Cirurgia
É a colocação do(s) implante(s) no osso do maxilar. Todas as  cirurgias de implantes São realizadas em bloco Ambulatório .São   simples, realizada no, onde controlamos todos os sinais vitais com a supervisão de uma enfermeira emergencista. Pode colocar a(s) prótese(s) provisória(s) ou o(s) dente(s) provisório(s) no próprio dia ou até 72h. Após a cirurgia, o utente fica em observação no quarto de recobro.

3. Fase Protética
Diz respeito à confeção da(s) prótese(s) ou coroa(s) a colocar sobre o(s) implante(s). O objetivo é encontrar o equilíbrio entre função e estética.

4. Manutenção
Os cuidados de higiene oral e as idas regulares ao médico dentista são imprescindíveis para assegurar a durabilidade do(s) implante(s), isso irá permitir a longevidade do(s) implante(s). Aconselhamos que seja feito de 6 em 6 meses.

 

Caso real de Implantologia. Antes e depois.

Ortodontia

A ortodontia é o ramo da medicina dentária responsável pelo estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das anomalias decorrentes do crescimento, desenvolvimento e amadurecimento dos dentes,

A ortodontia pode ser dividida em 3 tipos básicos:  

Preventiva
Preocupa-se com a prevenção de futuros problemas de oclusão.
Acontece, por norma, durante a infância e tem o papel de evitar a possível utilização de aparelhos dentários.

Intercetativa
Quando o Médico Dentista diagnostica alguma alteração, que pode afetar a funcionalidade e estética da boca. Acontece, normalmente, na fase da primeira dentição ou dentição mista.
O tratamento tem o objetivo de se evitar uma abordagem mais complexa no futuro e pode passar pela utilização de aparelhos simples .

Corretiva 
É o tipo de tratamento ortodôntico mais comum. Surge quando os problemas de oclusão e posicionamento dentário estão já instalados na dentição permanente.  Nestes casos, usam-se aparelhos metálicos, estéticos, autoligados ou alinhadores.

Odontopediatria

Na Sempri as crianças também têm lugar, sendo a Odontopediatria a medicina dentária que cuida da saúde bucal dos mais pequenos.

Endodontia

Ramo da medicina dentária que se ocupa das causas, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e lesões que afectam a polpa dos dentes e dos tecidos envolventes.

São portanto tratamentos de cáries, fracturas dentárias, entre outros, que têm como objectivo manter o dente na cavidade bucal e dos tecidos periapicais.

Periodontia

Ramo da medicina dentária ligado ao estudo e tratamento das doenças que afectam o periodonto (estruturas que envolvem e suportam os dentes), em especial a Gengivite e a Periodontite.

Gengivite: resulta habitualmente de uma dificiente higiene oral que causa a formação de placa bacteriana à volta da  base dos dentes.

Periodontite: quando a cárie dentária  não é tratada, o esmalte e a dentina que lhe fica por baixo acabam por ser destruídos, o que permite a entrada de bactérias na polpa do dente.

Os tratamentos incluem a destartarização, a curetagem dentária, a gengivectomia e o alisamento radicular (remoção do tártaro da superfície das raízes).

Cirurgia Bucomaxilofacial

Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, é uma especialidade da odontologia, que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal e anexos tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos) traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula.

Próteses

É o componente artificial que tem por finalidade substituir dentes naturais.

Próteses parciais: Utilizam-se quando faltam apenas alguns dentes.

Próteses completas: São necessárias quando há total ausência de dentes.

Próteses imediatas: São colocadas logo após a extracção dos dentes.

 

O que são coroas/pontes?

Tanto as coroas como as pontes são aparelhos protécticos fixos. Ao contrário das próteses removíveis que podem ser retiradas e limpas diariamente, as coroas e as pontes estão cimentadas em dentes ou implantes existentes e só podem ser removidas pelo dentista.

A coroa é usada para cobrir totalmente ou parte do dente por restaurar. Ainda que fortaleça o dente a restaurar, a coroa pode ser usada para melhorar a aparência , forma ou alinhamento. A coroa pode também ser usada como substituto no topo de um implante para melhorar a aparência natural do dente na sua forma e estrutura. Serve para:

  • Substituir uma restauração muito extensa onde não resta quase nenhum dente
  • Proteger um dente mais fraco de fracturas
  • Restaurar um dente fracturado
  • Servir de pilar a uma ponte
  • Cobrir um implante dentário
  • Cobrir um dente descolorado ou com uma forma menos perfeita

Coroas/Pontes - Antes e depois.
Coroas/Pontes – Antes e depois.

Branqueamento dentário a laser

O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados e queiram melhorar sua aparência.

Deixe uma resposta