O que são os Fios Tensores!? e como nos rejuvenescem?

No  processo de envelhecimento  facial, ocorre a perda do colágeno e flacidez dos tecidos de sustentação da face, com consequente queda das maçãs do rosto, formação do bigode chinês, deslocamento da gordura para baixo, dando aspecto de bulldog e perda do contorno da mandíbula.

Quando esse processo está no inicio por volta dos 40 a 50 anos, onde a flacidez é leve, é possível  melhorar essa queda, através dos  fios de sustentação facial.

Os tratamentos com Fios tensores são uma  técnica  inovadora de rejuvenescimento facial, que oferece o benefício de uma intervenção não cirúrgica e, portanto, requer apenas um curto período de recuperação. O material consiste em fios biodegradáveis que há muito são utilizados em cirurgias. Durante este procedimento, os fios são inseridos nos tecidos conjuntivos mais profundos, fixando assim o tecido subcutâneo e, se posicionados corretamente, criam uma tensão na direção desejada. Isso cria um leve alongamento do tecido subcutâneo e da pele, que é firmado após alguns dias pelo aumento natural do tecido conjuntivo (fibrosante).

Existem essencialmente dois tipos fios: os fios em ácido poliláctico e os fios em polidioxanona.

Fios com ácido poliláctico (PLA)

Os mais interessantes são comercializados com o nome de Silhouette Soft. Desaparecem em 24 meses. À medida que se desfazem, libertam o ácido poliláctico na derme.

Ora, este ácido poliláctico é conhecido desde há muitos anos por ser um potente ativador dos fibroblastos, e utiliza-se na sua forma injetável em medicina estética (Sculptra*). Vai dar-se uma secreção acrescida de colagénio, e a nova rede criada contribuirá para manter os tecidos na posição alta.

Como é que estes dispositivos estritamente intradérmicos podem efetuar o efeito tensor?

Graças a uma série de pequenos cones dispostos no seu comprimento, e que agarram à medida que vão avançando. Introduz-se o fio ligado a uma agulha ao nível de um terço do rosto, que é uma parte fixa… O cone passa através da pele num sentido, mas não pode voltar atrás. Dá-se um efeito de encurtamento do tecido cutâneo, e por conseguinte uma ascensão para o alto.

Clique na imagem que se segue para ver como funciona:

Resultado de imagem para fornecedor de fios tensores em ácido poliláctico

A  colocação destes fios é simples, muito pouco invasiva. O tempo que demora a sua reabsorção e o tipo de produto que libertam quando se desfazem (ácido poliláctico) permite a criação de uma rede de colagénio que prolonga a sua ação.

Fios Polidioxanona (PDO)

Os fios em polidioxanona têm uma duração de ação mais reduzida: cerca de 8 meses.

São constituídos da mesma substância que compõe os fios de sutura interna utilizados em cirurgia desde há dezenas de anos. A sua inocuidade está bem estabelecida.

Existem diferentes tipos de Fios de PDO; incluem roscas flutuantes, não farpadas e fios farpados. Estes nomes basicamente sugerem os efeitos que podem ser trazidos para a pele que precisa ser levantada devido ao envelhecimento. Os segmentos têm a espessura diferente junto com o comprimento. Compete ao médico  escolher os fios mais adequados para cada caso.

Quais são as áreas a tratar?

  • Testa
  • Sobrancelha
  • Bochecha
  • mandibula
  • Pescoço
  • Decote
  • Braço interno
  • Mão
  • Joelho
  • Parte interna da coxa
  • Nádegas
  • Abdômen
Em que consiste o tratamento?

A área de tratamento é anestesiada localmente e depois o fio absorvível é inserido no tecido. O tipo e o número de fios a serem aplicados serão definidos em conjunto com o seu médico.

Com este procedimento minimamente invasivo, um novo tecido conjuntivo se acumula ao redor do fio, de modo que a pele fica mais firme. Certos tipos de fios também podem elevar o tecido facial à sua posição original. Este método novo e suave não deixa feridas nem cicatrizes. Os fios são absorvidos após um certo tempo dependendo do tipo de fio. Os resultados serão visíveis por um período mais longo se combinar por exemplo com aplicações de ácido hialurónico ou tratamentos com radiofrequência.

Os cuidados que deve ter antes e depois de colocar os fios tensores

Estas são medidas gerais que incluem evitar o álcool, ingerir suplementos ricos em vitamina E, óleos de peixe e ômega, poucos medicamentos chineses e gingko apenas alguns dias antes e depois de passar pelo procedimento. É  benéfico para manter um resultado melhor, evitar sauna, salas de vapor e exercícios pesados.

Depois de ter passado pelo tratamento com fios tensores  deixar passar pelo menos 2 semanas para realizar tratamentos dentários que envolvam uma ampla abertura da boca.

Dormir com a face para baixo é estritamente desencorajado, deitar-se de costas ajuda a diminuir o inchaço . A pressão no rosto pode causar desalinhamento dos fios.

Como posso saber se este tratamento é indicado para o meu caso?

É contraindicado em pacientes com flacidez excessiva, tecido muito fino ou muito grosso.

Consulte os nossos médicos para uma avaliação prévia.

 

 

Deixe um comentário